quinta-feira, 7 de junho de 2007

Nova legislação reconhece sal artesanal


A Comissão Europeia acaba de dar luz verde ao Governo português para que este avance com a lei que passará a reconhecer o sal marinho tradicional (recolhido à mão) como produto alimentar.

http://www.jornaldoalgarve.pt/artigos.asp?varNumero=6451

terça-feira, 5 de junho de 2007

Óleos usados para fritura

Os óleos de fritura são geralmente gorduras de origem vegetal que estão no estado líquido à temperatura ambiente (20ºC). Os óleos usados na fritura sofrem alterações rápidas e muito complexas devido às altas temperaturas a que são sujeitos. Estas alterações podem ter consequências quer a nível nutricional quer a nível da saúde humana. Para a fritura os óleos mais adequados são o azeite e óleo de amendoim. Nos processos de fritura, a degradação dos óleos gera substâncias tóxicas de diversos tipos que podem ter efeitos bastante nocivos para a saúde.

Para mais informações sobre quando se deve mudar o óleo e conselhos de manutenção de fritadeiras e óleos visite http://www.agenciaalimentar.pt/index.php?module=ContentExpress&func=display&btitle=CE&mid=&ceid=305

Ideias falsas sobre o sal

Existem inúmeras ideias erradas relacionadas com a ingestão de sal. Uma delas é a crença de que se não adicionarmos sal na nossa alimentação não corremos o risco de excedermos a dose diária recomendada. Grande parte do sal ingerido é proveniente de alimentos processados. Uma ou duas porções de alimentos como cereais de pequeno-almoço, sopas instantâneas, molhos, refeições pré-cozinhadas, bolachas e biscoitos podem já conter mais que o limite diário recomendado (5g).

segunda-feira, 4 de junho de 2007

O sal na alimentação do seu bebé




(imagem retirada de cruzandopinion.blogspot.com)
Moderar a ingestão de sal desde o nascimento pode ser uma importante medida na prevenção da hipertensão arterial na idade adulta, especialmente porque não sabemos quem irá desenvolver esta situação.

Curiosidade

veja uma receita de batatas fritas sequinhas, sequinhas
http://www1.uol.com.br/cyberdiet/colunas/020503_rec_batata_frita.htm

sábado, 2 de junho de 2007

Quarenta por cento são hipertensos

Quarenta por cento dos doentes coronários que entram nos cuidados intensivos do Hospital Central do Funchal (HCF) têm hipertensão arterial.

«Grande parte da prevenção dos problemas de hipertensão está ao nosso alcance, quer na aplicação das medidas não farmacológicas, quer no tratamento da doença», afiança Eva Pereira.

http://www.jornaldamadeira.pt/not2008.php?Seccao=14&id=67835&sdata=2007-05-21