A batata foi descoberta no Peru pelos espanhóis em 1536. Anteriormente, os Incas praticavam o cultivo desse nutritivo tubérculo que até então era desconhecido. Os espanhóis levaram rapidamente a batata para a Europa.
Na segunda metade da década de 1840, a ilha da Irlanda, tornou-se vítima da potato blight, a terrível praga da batata que, ano após ano, devorava os tubérculos deixando o povo desesperado. Provocou um dos maiores surtos de fome da Europa moderna, matando milhares de irlandeses e obrigando outro tanto a emigrar.
“…Onde esperavam ver a celebrada cor esmeralda das terras irlandesas, depararam-se com uma assustadora paisagem lunar. Espalhados nela, uma gente famélica, reduzida aos ossos, homens, mulheres e crianças, removia a terra como um bando de doidos. O que conseguiam catar do chão levavam logo à boca ou jogavam para os filhos, encovados e exaustos, sentados ao redor. O fungo mortífero liquidara com quase toda a plantação de batata, matando, segundo estimativas modestas, quase um milhão de irlandeses pela inanição e pela doença…”
(http://educaterra.terra.com.br )
Sem comentários:
Enviar um comentário